Pesquisa

Navegação pelas sensibilidades atlânticas

O projeto junta investigadores de diferentes áreas disciplinares – música, etnomusicologia, história, antropologia, sociologia, tecnologias digitais – com o objetivo comum de produzir e promover conhecimentos sobre sons e memórias que se inscrevem na vida social transnacional.

Mobiliza práticas de investigação partilhada e desdobra-se em frentes de trabalho interativas e complementares conducentes:

  1. À produção e edição de narrativas sobre música e memória, mediante investigação partilhada com grupos, indivíduos e comunidades cuja herança patrimonial é entendida numa relação histórica com Portugal.
  2. Ao mapeamento de práticas e instrumentos musicais junto de comunidades lusófonas.
  3. À pesquisa com acervos sonoros de arquivo e pesquisa etnográfica com músicos e outros participantes da produção cultural, em perspectivas local e translocal, sincrónica e diacrónica.
  4. À realização de análise etnomusicológica e historiográfica sobre o papel dos músicos e dos instrumentos de cordas na construção de relações simbólicas e materiais entre práticas musicais vinculadas a Portugal, Brasil e outros territórios do corredor atlântico.
Voltar ao topo