Madeira (Portugal)

logo atlas/s

 

O arquipélago da Madeira encontra-se situado no Oceano Atlântico e é formado pela Ilha da Madeira, pela Ilha do Porto Santo, pelas Ilhas Desertas e ainda pelas Ilhas Selvagens. Destas oito ilhas, apenas a Madeira e o Porto Santo são habitadas. O arquipélago constitui uma região autónoma – Região Autónoma da Madeira (RAM) -, administrada por um Governo Regional com sede no concelho do Funchal.
Os instrumentos musicais utilizados no Arquipélago da Madeira foram, na sua grande maioria, introduzidos pelos primeiros colonos, como é o caso do rajão, por exemplo, trazido pelos espanhóis entre 1580 e 1640. Porém, alguns autores acreditam que existem instrumentos populares que podem ser considerados como caraterísticos do arquipélago uma vez que adotaram caraterísticas próprias na forma de construção, afinação e técnicas de execução, como é o caso dos cordofones madeirenses – braguinha, rajão e viola d’arame.
Estes cordofones tradicionais foram utilizados em ambas as ilhas habitadas do arquipélago, no entanto, foi na ilha da Madeira que diversos músicos e compositores no século XIX dedicaram-se à prática e composição nestes instrumentos, tendo estes atingido a sua glorificação nesta época.
Atualmente, devido à sua associação à música tradicional madeirense, estes instrumentos podem ser ainda considerados antiquados por alguns. Contudo, cada vez mais são desenvolvidos projetos inovadores de reinvenção destes cordofones, que dão a conhecer estes instrumentos e as suas potencialidades, que vão para além da execução de peças de cariz folclórico. Para além disto, é de salientar o facto destes cordofones serem também utilizados em contexto de sala de aula na RAM.

 

Voltar ao topo