Desafio

Rotas da Música, Músicos e Instrumentos

A partir da actualização e ampliação do corpus de dados por meio de trabalho de campo centrado na interlocução entre investigadores, construtores de instrumentos e músicos e também dos registos fonográficos disponíveis em acervos públicos e privados, seguiremos procedimentos de:

  1. organização de material iconográfico, fonográfico e organológico, visando a formar, por estágios, uma coleção de memória e cultura material do Atlântico sensível, para acesso virtual e livre;
  2. levantamento e análise das relações de trabalho musical com os referidos instrumentos, em dimensão local e transnacional;
  3. organização de um ‘encontro de saberes’ que reúna construtores de instrumentos, músicos e investigadores académicos dos territórios estudados com o objetivo de conceber novos produtos criativos ao nível dos objetos e das práticas comuns.
  4. Constituição de um acervo resultante da investigação (uma ‘Coleção Atlântica’) que potencie o diálogo entre a documentação original coligida no terreno e processos futuros de reativação criativa da memória através da música.
Voltar ao topo